Candidatos ao governo de São Paulo esperam debate de alto nível e transparente

O debate contará com as presenças de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).

Por Pedro Pannunzio

Band mantém a tradição e realiza os primeiros debates entre os candidatos aos governos estaduais neste domingo (7), às 21h. O debate contará com as presenças de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT). A mediação será feita pelo jornalista Rodolfo Schneider. E os candidatos esperam um embate de alto nível e transparente.

“Estarei aqui no dia 7 colocando as minhas ideias e debatendo aquilo que eu defendo para o futuro de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.

“É uma destacada emissora nas eleições, mostrando um compromisso com a democracia, com o debate transparente e com a disputa de ideias, de argumentos”, afirma Fernando Haddad.

“Um debate de altíssimo nível, onde a gente vai colocar soluções para os problemas que estão no cotidiano, na vida das pessoas”, diz Tarcísio de Freitas.

O primeiro debate da corrida eleitoral paulista terá transmissão simultânea no BandNews TV, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no Band.com.br, no BandPlay e no canal Band Jornalismo no YouTube

Conheça as regras do debate

O debate contará com três blocos, nos quais os candidatos poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas do estado.  

Saiba como será cada bloco:

Primeiro bloco

Cada candidato tem um minuto para responder uma primeira pergunta programática, escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio: Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit, Elvis Cezar e Fernando Haddad.

Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato nesta ordem: Fernando Haddad, Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit e Elvis Cezar.

Pergunta: um minuto 

Resposta: quatro minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)  

Réplica: um minuto 

Tréplica: tempo que restar da resposta

Segundo bloco

Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam. 

Pergunta: um minuto 

Resposta: dois minutos 

Comentário: um minuto 

Réplica: um minuto 

Terceiro bloco

Em ordem definida por sorteio (Fernando Haddad, Rodrigo Garcia, Tarcísio de Freitas, Vinicius Poit e Elvis Cezar), candidato pergunta para candidato. Todos perguntam e todos respondem.  

Pergunta: um minuto 

Resposta: quatro minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)  

Réplica: um minuto 

Tréplica: tempo que restar da resposta 

Considerações finais

Cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate (Fernando Haddad, Elvis Cezar, Vinícius Poit, Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia).

Direito de Resposta

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá ao comitê formado por dois jornalistas e advogado a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento da solicitação, serão concedidos 45 segundos.