Canal Livre repercute debate presidencial entre Lula e Bolsonaro

O programa contou com as presenças dos jornalistas Rodolfo Schneider, Fernando Mitre, Juliana Rosa e André Basbaum. Também participaram os cientistas políticos Antonio Lavareda e Fernando Schüler

Da redação

O Canal Livre deste domingo (16) repercute o primeiro debate presidencial do segundo turno das eleições entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O programa contou com as presenças dos jornalistas Rodolfo Schneider, Fernando Mitre, Juliana Rosa e André Basbaum. Também participaram os cientistas políticos Antonio Lavareda e Fernando Schüler.

Para Fernando Mitre, o debate pode ter decisivo para o eleitor que ainda está indeciso em quem votar no segundo turno.

“Esse debate avança um pouco em relação ao eleitor indeciso. Não tenho dúvida sobre isso. O fato é que os dois se tornaram mais conhecidos. Eles se mostraram. Ficaram 1 hora frente a frente”, afirmou.

Na avaliação de Fernando Schüler, o formato com o confronto direto e a possibilidades dos candidatos administrarem o tempo para perguntas, réplicas e tréplicas criou uma espécie de jogo cooperativo.

“O formato ajudou muito. O debate é um jogo em que você dá 15 minutos para um e dá 15 minutos para outro e tira o mediador, você cria uma espécie de jogo cooperativo. Ele tende a ser mais cooperativo. Você cria uma certa cooperação, um certo aprendizado. O debate começa mais agudo e termina mais cordial”, explicou.

A colunista de economia da Band, Juliana Rosa, criticou a falta de propostas e perguntas dos candidatos na área da economia.