Cade determina abertura de inquérito para investigar institutos de pesquisa

Segundo o Cade, os erros foram evidenciados pelos resultados das urnas apuradas

Da redação

O Cade determinou a abertura de inquérito para apuração de possível colusão entre institutos de pesquisa com o intuito de manipular o mercado e consumidores.

Segundo o Cade, os erros foram evidenciados pelos resultados das urnas apuradas, quando se constatou que as pesquisas de diferentes institutos como Datafolha, Ipec, Ipespe, entre outros, erraram, para além das margens de erro, nas pontuações em relação a alguns dos candidatos.

Na última semana, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu para a Polícia Federal investigar os institutos de pesquisas. Ele afirmou, nas redes sociais, que atendeu a uma representação recebida pelo Ministério da Justiça, que apontou possível prática de crimes.

A maioria das pesquisas apontava que que o ex-presidente Lula (PT) poderia vencer no primeiro turno. A diferença para o presidente Jair Bolsonaro variava de 7 a 18 pontos e na apuração ficou em pouco mais de 5 pontos percentuais.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.