Branco ou nulo: saiba qual é a diferença entre as opções de voto

Tais votos não são contabilizados e não interferem no resultado das eleições

Da redação

O que é votar em "branco" e "nulo" nas eleições brasileiras?
Divulgação/TSE

No dia 27 de outubro, data do 2° turno, eleitoras e eleitores de 51 municípios (sendo 15 capitais) voltam às urnas eletrônicas para escolher quem ocupará os cargos de prefeito e de vice-prefeito das localidades de 2025 a 2028.

No Brasil, quando o eleitor não encontra um candidato ou candidata que represente os seus ideais, é possível votar em branco ou anular o voto. Uma das principais dúvidas que surgem entre os eleitores a cada dois anos perto das eleições é: qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?

Primeiro, é importante deixar claro que tanto o voto em branco quanto o voto nulo são invalidados nas eleições brasileiras, ele são possuem efeito nenhum na contagem. 

Antigamente, o voto em branco indicava que o eleitor estava satisfeito com qualquer candidato de determinado partido ou coligação que vencesse a disputa eleitoral. Por outro lado, o voto nulo era considerado como um protesto contra as opções de candidatas e candidatos no pleito.

Isso mudou em 1997. Agora, votos em branco e nulos servem apenas como registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.