Bolsonaro participa de filiações; Lula discursa no PR; e Moro critica o PT

Dia dos pré-candidatos: compromissos de Ciro Gomes e João Doria foram marcados por críticas a Bolsonaro

Da redação

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma cerimônia de filiação de vários deputados ao PL. No Paraná, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou militantes do Movimento Sem Terra (MST). O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) fez críticas ao PT. Confira o sábado dos pré-candidatos!

Bolsonaro em filiações ao PL

Houve mais um mutirão de filiações ao PL com a presença de Bolsonaro, que, desta vez, participou da entrada do filho no partido. Além do deputado Eduardo Bolsonaro, outros deputados federais ingressaram na bancada, que caminha para ser a maior da Câmara.

“A União [Brasil], que começou grande, acho que já perdeu mais de 20. O PL deve chegar a 68”, disse a deputada Bia Kicis, aliada fiel ao presidente. 

Bolsonaro já bateu o martelo do vice-presidente na chapa. Novamente, será um militar, o atual ministro Braga Neto, da Defesa. Antes de se filiar a um partido e aceitar a indicação, o general terá que indicar um sucessor. Exército e Marinha disputam um cargo.

Lula critica adversários “fascistas”

O ex-presidente Lula (PT) segue no Paraná, onde discursou num assentamento do Movimento sem Terra. O pré-candidato do PT aguarda a entrada do ex-governador Geraldo Alckmin no PSB para oficializá-lo como vice na chapa. 

“Vai ser uma luta difícil. Não será uma luta fácil. Nós estamos lutando contra o que tem de pior na política brasileira. Nós estamos brigando contra pessoas com pensamentos fascistas”, disparou Lula.

O Palácio do Planalto, sede do governo federal, disse que Lula está desesperado porque as pesquisas mostram o crescimento de Bolsonaro.

Doria alfineta Bolsonaro

Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) visitou obras do metrô e hospitalares. Indiretamente, o tucano criticou Bolsonaro.

“A nossa prioridade é a vacina e saúde da população brasileira, em São Paulo e no Brasil”, disse Doria. Não é andar de motocicleta. É cuidar dos mais pobres, garantir o alimento no prato e vacina no braço”, disse Doria.

Moro acena para o Nordeste

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro atacou o PT e pediu o fim da cleptocracia do partido. Em aceno ao Nordeste, onde tem o menor índice de popularidade, lembrou-se do Dia de São José, padroeiro dos cearenses. Destacou ainda que faz orações direcionadas à região por conta da seca.

Ciro Gomes quer investimentos na Defesa

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes defendeu investimento na indústria de defesa do Brasil. Segundo ele, o “desgoverno” do presidente Bolsonaro confunde Defesa Nacional com defesa pessoal.