O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que vai a debates no primeiro turno apenas se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também for. Já o petista aproveitou o dia para criticar a política ambiental do atual governo federal.
“Nunca um presidente, pelo que eu tenho conhecimento, participou de um primeiro turno de debate. Talvez eu compareça. Vamos esperar. Eu fecho, agora. Se Lula for, eu vou junto com ele”, disse Bolsonaro.
Lula, porém, não respondeu ao desafio de Bolsonaro. Por outro lado, o petista nunca negou participação de debates de primeiro turno na Band.
Lula critica política ambiental de Bolsonaro
O compromisso de Lula, neste sábado (04), foi marcado por uma reunião, em São Paulo, que discutiu propostas para o meio ambiente. O ex-presidente criticou a política ambiental adotada no governo Bolsonaro.
“O país andou para trás. Parece que as coisas retrocederam numa dimensão impossível da gente imaginar”, disse o petista. “A questão ambiental, do clima tem que ser vista como um modelo de desenvolvimento do país. Não é olhar uma floresta e falar: ‘Vamos derrubá-la para crescer’”, continuou.
Ciro fala sobre reforma agrária
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também apostou na pauta ambiental, além de falar sobre a reforma agrária nas redes sociais.
“A explosão de produtividade que as tecnologias estão introduzindo, mesmo e especialmente no mundo rural. Se o pequeno não tiver acesso a elas, ele não vai conseguir sobreviver”, pontuou o pedetista.
Tebet quer apoio do MDB a Eduardo Leite
Já Simone Tebet articula com lideranças do MDB no Rio Grande do Sul para apoiar a candidatura de Eduardo Leite no estado. Essa é uma das condições exigidas pelo PSDB para apoiar a senadora na eleição presidencial.
Nas negociações de formação de chapa, há informações de que o senador Tasso Jereissati deve ser o vice de Tebet se a aliança se confirmar, o que deve ser anunciado na próxima quinta-feira (09).