Biden e Macron ligam para parabenizar Lula após eleições: 'Notícia formidável'

Líderes dos Estados Unidos e França felicitaram o candidato do PT, eleito na noite de domingo (30)

Da redação

Biden e Macron ligam para parabenizar Lula após eleições: 'Notícia formidável' Reprodução/Redes sociais
Biden e Macron ligam para parabenizar Lula após eleições: 'Notícia formidável'
Reprodução/Redes sociais

Os presidentes da França e Estados Unidos telefonaram para Luiz Inácio Lula da Silva, eleito na noite de domingo (30) como o próximo presidente da República no Brasil. Emmanuel Macron e Joe Biden felicitaram o candidato vencedor nesta segunda-feira (31) e elogiaram a eleição brasileira. 

Na ligação de Macron, compartilhada nas redes sociais pelo presidente, o francês felicita Lula e afirmou que pretende relançar a parceria entre França e Brasil. “[Telefonei] para dizer que esperava com impaciência este momento, para que pudéssemos relançar nossa parceria estratégica à altura de nossa história e dos desafios à frente”, disse. 

Já na conversa entre Joe Biden e Lula, o líder dos Estados Unidos teria conversado sobre a relação entre o país e Brasil. Em nota do governo dos EUA, os dois líderes se comprometeram a trabalhar como parceiros. "Para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, salvaguarda da segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional", informou o texto. 

Pelas redes sociais, Lula também comentou como foi o teor da conversa. “Falamos sobre o fortalecimento da democracia no Brasil, a preservação do meio ambiente e a nossa vontade de ampliarmos a cooperação entre os nossos países”, escreveu. 

Em pronunciamento na Casa Branca, Joe Biden comentou a conversa com Lula. Ele afirmou que reuniu equipes para discutir o que poderá fazer junto do candidato vencedor. “Ele quer se concentrar no meio ambiente, democracia, pobreza em seu país e salvar a Amazônia”, disse o presidente norte-americano, citando que foi uma boa conversa. 

Logo após os resultados das eleições, tanto Joe Biden, quanto Macron teriam parabenizado Lula, em texto. "Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros", disse Joe Biden em comunicado. 

“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, escreveu Macron pelo Twitter. 

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, também ligou para Lula. Durante o telefonema, o chanceler Scholz parabenizou Lula por sua vitória nas eleições. Além disso, ambos concordaram em expandir e aprofundar as relações entre a Alemanha e o Brasil.

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, enviou mensagem para o presidente eleito. “Parabéns ao Lula por sua vitória nas eleições brasileiras. Estou ansioso para trabalhar juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos”, escreveu