A segurança é sempre um tema muito debatido em momento eleitoral. No Band Verifica, por exemplo, já tratamos dos salários dos policiais de São Paulo, quando comparados ao restante do país. O assunto desta quinta-feira (29) diz respeito ao número dos contingentes no estado.
São Paulo tem número suficiente de policiais militares
FALSO
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 aponta que o estado tem um efetivo de 82.317 policiais militares. Mas, segundo a Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo, seriam necessários mais 10 mil PMs.
A procura pelo emprego existe e é grande, porém sempre sobram candidatos. Uma das principais reclamações é a falta de concursos públicos.
Mesmo precisando de mais policiais, São Paulo tem o maior contingente do país.
Veja a lista de PMs por estado
- São Paulo: 82.317
- Rio de Janeiro: 43.362
- Minas Gerais: 36.816
- Bahia: 31.176
- Ceará: 20.511
- Pará: 17.767
São Paulo tem número suficiente de policiais civis
FALSO
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) aponta defasagem de 15.885 funcionários. Nessa lista, investigador (3.917 vagas), escrivão (3.748 vagas) e agente policial (1.467 vagas) são os cargos com maior número de ausências.
No total, a Polícia Civil tem 26.027 vagas ocupadas, segundo levantamento de agosto do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. São 41.912 cargos existentes.
Novos números do Sindpesp devem ser divulgados em breve. A expectativa é que a quantidade de defasagem seja atualizada para mais de 16 mil. Esse número pode representar um recorde histórico.
Sugira uma checagem sobre a eleição em SP
Etiquetas de checagem
As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Saiba quais são!
Enganoso
Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Falso
Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Sátira
Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.
Comprovado
Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.