Eleições

Band Verifica: é falso que Datafolha indique vitória de Garcia sobre Haddad

Pesquisa Datafolha indica que Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas seriam derrotados pelo ex-prefeito de São Paulo em eventual segundo turno

Da redação

Band Verifica: é falso que Datafolha indique vitória de Garcia sobre Haddad Divulgação/Band
Divulgação/Band

Poucos minutos após a divulgação da pesquisa do Instituto Datafolha para o governo de São Paulo na noite desta quinta-feira, 15 de setembro, aliados e apoiadores do atual governador Rodrigo Garcia já estavam nas redes sociais repercutindo o resultado. 

O candidato do PSDB encostou no ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas e agora está empatado tecnicamente com o candidato do Republicanos. Garcia passou de 15% para 19%, enquanto Freitas foi de 21% para 22%. O petista Fernando Haddad segue na liderança com 36%.

Apesar do crescimento na projeção de primeiro turno, o foco dos psdbistas se voltou para as estimativas para o segundo. Uma manifestação em especial chamou a atenção, a do secretário da Casa Civil do Governo de São Paulo, Cauê Macris, deputado estadual licenciado. Ele publicou no seu twitter a seguinte mensagem: 

“Você que pensa em votar no Tarcísio, olhe a simulação do 2° turno da pesquisa DataFolha de hoje. O único candidato que ganha do PT é o @rodrigogarcia. Use esse gráfico para mostrar que, se votar no Tarcísio, estará ajudando a eleger o PT para governar SP. Vote Rodrigo 45.” 

Abaixo do texto, ele publicou um gráfico com as simulações de confrontos de segundo turno: Haddad x Garcia e Tarcísio x Haddad.

Ao contrário do que diz o texto, os gráficos demonstram que tanto Rodrigo Garcia quanto Tarcísio de Freitas seriam derrotados pelo ex-prefeito de São Paulo. Segundo a projeção, Fernando Haddad teria 47% contra 41% de Rodrigo Garcia. Já diante de Tarcísio, a vitória do petista seria por uma vantagem superior: 54% a 36%.

O mesmo texto e a mesma imagem também foram compartilhados via WhatsApp pelo presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, Fernando Alfredo.

Por que Falso?

Apesar do crescimento de Rodrigo Garcia, a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15), não indica uma possível vitória em um eventual segundo turno contra Fernando Haddad.

Por que checamos: o autor da postagem é uma figura pública, ocupa cargo no governo e é, portanto, parte interessada.

Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo

Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no twitter e no instagram também poderão receber sugestões.

As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são:

Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.