Nos debates, nas entrevistas e nas redes sociais. Um tema em específico tem aparecido com frequência na disputa pelo governo do estado de São Paulo: a fila para a realização de cirurgias eletivas. Em maio, a fila era de quase 540 mil pessoas. Para enfrentar o cenário, que foi agravado pela pandemia, a gestão de Rodrigo Garcia anunciou o lançamento de um mutirão de cirurgias. A meta era realizar todas essas cirurgias até o final do mês de outubro. Os esforços já apresentam resultados positivos e o candidato à reeleição tem feito postagens em suas redes sociais sobre o assunto. O Band Verifica levanta as metas, os números atuais e o que tem sido dito pelo atual mandatário do estado.
O anúncio, a meta e o cenário atual.
O anúncio foi feito no dia 25 de maio de 2022. Na ocasião eram 538.160 pessoas na fila. A meta era realizar todas essas cirurgias até o final de outubro. Segundo os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a fila atual tem 254.012 pacientes.
O que diz o governador?
Em postagem no twitter do dia 24 de setembro,o governador Rodrigo Garcia diz que desde o início do mutirão as filas se reduziram em quase 80%.
Enganoso
Segundo os números da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a redução é de 52% em todo o estado. Saíram de 538.160 pessoas para 254.012. O número se aproxima de 80% quando apenas a grande São Paulo é levada em consideração, na região a queda foi de 77%. Na postagem, Garcia não deixa claro que se refere apenas a essa região. Essa observação tinha sido feita em um post do governador no dia 13 de setembro.
Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo
Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no twitter e no instagram também poderão receber sugestões.
As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são:
Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.
Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.