Band Verifica: candidatos ao governo de SP divergem sobre privatização da Sabesp

Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) possuem planos diferentes para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

Da redação

Band Verifica: Candidatos ao governo de SP divergem sobre privatização da Sabesp Reprodução
Band Verifica: Candidatos ao governo de SP divergem sobre privatização da Sabesp
Reprodução

Um ano antes de completar cinco décadas de história, a Sabesp se tornou, em 2022, um dos temas centrais da campanha pelo governo paulista. Os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) possuem planos diferentes para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. 

Se pelo lado petista a venda é a "pior coisa que poderia acontecer", seu adversário promete iniciar os estudos para a privatização da empresa já nos primeiros dias de governo. O ex-ministro da Infraestrutura repetiu a intenção em três entrevistas que concedeu para as rádios Bandeirantes, Bandnews FM e  para a Band News TV no último dia 24. 

Tarcísio rebate as reiteradas afirmações de Fernando Haddad de que necessariamente haveria aumento na conta de água. O ex-prefeito de São Paulo mencionou o tema várias vezes em suas redes sociais e em entrevistas nesta semana. O Band Verifica levantou alguns números da empresa e comparou as ideias dos dois candidatos.

A Sabesp

Fundada em 1973, a Sabesp funciona hoje como uma sociedade de economia mista. Fornece água para 28,4 milhões de paulistas em 375 municípios. Existe uma previsão dentro da empresa de que seja feito um investimento de R$ 23,8 bilhões em projetos que envolvem saneamento básico e segurança hídrica.

Saneamento básico no Estado de São Paulo

Cerca de 30% dos paulistas não dispõem de tratamento de esgoto. 10% não têm a coleta. 97% tem água encanada em casa.

Privatizações em serviços de água pelo mundo

Segundo um levantamento da base de dados internacional Public Services, 226 empresas do setor de serviços integrados de água foram reestatizadas no mundo nos últimos anos, ou seja, foram privatizadas e voltaram a ser públicas por vários motivos: encerramento do contrato, quebra de contrato, desistência ou falência das empresas privadas.

O que Tarcísio tem dito sobre a Sabesp

“A privatização da Sabesp será estudada. E será levada a termo se a gente perceber que é o melhor caminho para a Sabesp e para o cidadão. O que que a gente precisa pensar em Sabesp? Tem uma coisa em jogo para São Paulo que é a questão da segurança hídrica. Então, a despoluição de mananciais é fundamental e não dá mais para esperar. E isso se faz com muito investimento. Investimento em rede interceptadora, em rede coletora, em estações de tratamento. E a gente precisa de fato encarar a questão da despoluição como urgente. É fundamental a gente encurtar o prazo de universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto. A nossa meta é encurtar em 5 anos. Para que isso seja possível a gente vai ter que investir muitos recursos, então a gente precisa de muita eficiência", disse Tarcísio de Freitas em entrevista para para o Bandnews São Paulo 1° edição no último dia 24.

O que Haddad tem dito sobre a Sabesp

“Eu tô falando, não vai se privatizar a Sabesp. A privatização da Sabesp vai significar o aumento da conta de água que é essencial para a vida humana. Já tão pagando um absurdo no alimento, vai pagar um absurdo na água? Você pode fazer de baixo do guarda-chuva Sabesp que é uma empresa enorme as parcerias embaixo sem perder o controle da situação. Você pode fazer PPP, você pode fazer emissão de debênture, você pode fazer empréstimo, você pode fazer tudo”, disse Haddad durante debate promovido pela Band no dia 11 de outubro.

Sugira uma checagem sobre a eleição em SP

Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de Whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo, no Twitter e no Instagram, também recebem sugestões.

Etiquetas de checagem

As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Saiba quais são!

Enganoso

Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso

Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira

Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado

Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.