Está tudo pronto para o debate entre os presidenciáveis deste segundo turno das eleições. O encontro entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será no próximo domingo (16), às 20h. Neste sábado (15), os últimos testes acontecem no grandioso estúdio para receber os candidatos.
Além das luzes e câmeras ligadas, há muito trabalho da Band para levar o melhor debate possível para o eleitor. Planejamento e treino são palavras-chave que definem tudo isso.
“Neste dia que antecede que a gente consegue fazer um ensaio geral, com tudo ajustado, toda a iluminação, cenário completamente montado e púlpitos posicionados nos lugares certos”, explicou o jornalista Fernando Mattar, diretor do debate.
Em outro estúdio, teremos uma sala digital com atualização em tempo real da repercussão do debate na internet. De casa, o que você busca na rede estará na mira do Grupo Bandeirantes.
Ao todo, nove câmeras serão usadas na transmissão do debate no estúdio principal. Câmeras apontadas para cada candidato permitirá que eles tenham consciência e maior controle do tempo.
Tanto Lula como Bolsonaro poderão administrar o próprio tempo de forma livre, o que estimula o diálogo e o confronto direto de ideias.
Desde o primeiro turno, foram mais de 20 reuniões entre o Grupo Bandeirantes e os representantes dos candidatos para aperfeiçoar cada vez mais as regras do confronto.
1º bloco
No primeiro bloco do debate, os dois candidatos à presidência respondem a uma mesma pergunta. Cada um terá um minuto e meio. Em seguida, Bolsonaro e Lula terão 15 minutos, cada um, para usarem como quiserem.
2º bloco
No segundo bloco, quatro jornalistas fazem perguntas para os candidatos, que terão um minuto e meio para cada resposta. O terceiro bloco abre com uma pergunta única para os presidenciáveis responderem em um minuto e meio.
Na sequência, Lula e Bolsonaro terão 15 minutos, cada um, para usarem livremente. No final, cada candidato terá um minuto e meio para considerações finais.
40 anos de debates eleitorais
Neste ano, a Band completa 40 anos de debates eleitorais. Os confrontos entre presidenciáveis sempre foram decisivos para o rumo das eleições.
“Depois de tantos anos produzindo debates entre os candidatos, esse modelo agora deixando os candidatos frente a frente, à vontade, se movimentando, inclusive administrando seu tempo, é uma espécie de síntese criativa dos mais de 50 debates produzidos na Band. Essa estrutura já havia sido testada, aqui na Band, numa versão mais simples, na última eleição municipal de São Paulo, naquele debate entre Bruno Covas e Guilherme Boulos”, disse Fernando Mitre em edição do Jornal da Noite.
Entenda o pool
O debate será realizado por um pool formado por todos os veículos do Grupo Bandeirantes, entre TVs, rádios e internet. Também há a participação da TV Cultura, Folha de São Paulo e UOL.
Uma parceria com Google e YouTube aumentará o alcance do programa nas redes. O sinal do debate será retransmitido ainda pelo pela Band Internacional, BandNews Internacional, CNN Brasil e centenas de rádios e TVs públicas espalhadas pelo país.