Band define regras para debates entre candidatos a governador em SP

O confronto entre os candidatos ao governo de cada estado acontecerá no dia 7 de agosto, às 20h.

Por Juliano Dip

A direção de jornalismo da Band se reuniu com representantes das campanhas dos cinco principais candidatos ao governo de São Paulo. O confronto entre os candidatos ao governo de cada estado acontecerá no dia 7 de agosto, às 20h.

O encontrou aconteceu na tarde desta quinta-feira (21) e foi definitivo para decidir as regras finais do debate, bem como os sorteios de ordens de perguntas e respostas e a disposição dos candidatos no estúdio.

No primeiro bloco todos os candidatos vãos responder uma pergunta programática escolhida pela produção. A ordem das respostas foi definida por sorteio na reunião desta tarde. Depois desta etapa, cada candidato pergunta para candidato, por ordem de sorteio, cada candidato escolhe quem responde, todos vão responder. O candidato terá quatro minutos para responder podendo usar no mínimo um minuto e guardar o restante para a tréplica. Seguindo o modelo de sucesso do último debate, os candidatos terão Autonomia para Administrar o tempo.

No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas, que escolhem o candidato que vai responder e qual candidato comentará a resposta. 

No terceiro bloco mais uma vez cada candidato pergunta para candidato, por ordem de sorteio, todos vão responder. Depois, cada um terá 1 minuto para as considerações finais.

Onde houver segundo turno o debate será no dia 5 de outubro.

Essas regras, do debate em São Paulo, servem de referência para os confrontos nos outros estados. 

Nos cinco estados com os maiores colégios eleitorais, todos os pré-candidatos ao governo já confirmaram presença no debate da Band. 

Em São Paulo estarão frente a frente Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinicius Poit (Novo), Elvis César (PDT) e Rodrigo Garcia (PSDB).

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT) e Claudio Castro (PL) também confirmaram

Em Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo) vão ficar frente a frente.