Notícias

App e-Título apresenta instabilidade para justificar ausência em votação em SP

Justificativa pode ser feita pela internet ou de forma presencial, no dia da votação ou após a eleição

da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-Título, apresenta instabilidade, tanto em sistema Android quanto IOS, para justificar ausência na votação na manhã deste domingo (6), em São Paulo. Internautas relatam lentidão nas redes sociais. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, a causa da instabilidade é o sistema estar congestionado, sem erro generalizado. Quem vota em São Paulo e está na região não consegue justificar devido à geolocalização. 

A indicação do Tribunal Regional Eleitoral é ligar para a central de atendimento ao eleitoral 148 para entender o problema de cada um. 

Justificativa no dia da eleição 

Somente poderá justificar dessa forma a eleitora ou o eleitor que estiver fora do seu município de votação e que tiver baixado o e-Título até a véspera do pleito, ou seja, até o dia 5 de outubro. 

Isso porque o app dispõe de geolocalização, apenas permitindo a justificativa se a pessoa estiver, de fato, fora do seu domicílio eleitoral. Além disso, essa modalidade está disponível somente para os títulos em situação regular ou suspensa. 

Não sendo possível justificar a ausência pelo e-Título, a eleitora ou o eleitor deverá preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível gratuitamente nos portais de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada estado.  

Após preenchido, o documento deve ser entregue à seção eleitoral mais próxima ou aos locais de justificativa divulgados pelos TREs e pelos cartórios eleitorais, mediante apresentação de documento oficial com foto. 

O formulário também pode ser obtido antecipadamente nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento). 

Justificativa pós-eleição 

Quem não compareceu à votação e não pôde justificar a ausência no dia do pleito deve apresentar a justificativa até 60 dias após cada turno das eleições pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, que pode ser acessado nos portais do TSE e dos TREs.  

Juntamente com a solicitação, é necessário anexar, obrigatoriamente, documentos que comprovem a impossibilidade do exercício do voto, tais como bilhete de passagem, cartão de embarque, atestado médico e outros. 

Caso não tenha acesso a essas ferramentas de justificativa on-line, a pessoa poderá comparecer a qualquer cartório eleitoral ou à Central de Atendimento ao Eleitor de seu estado para apresentar o requerimento de forma presencial, com os mesmos documentos acima mencionados. 

Para quem estiver no exterior no dia da eleição, o prazo para justificar a ausência à urna é de 30 dias, a contar da data de retorno ao Brasil.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.