O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez duras críticas ao ex-presidente Lula (PT) ao comentar sua participação do debate promovido pela Band em parceria com TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo.
“Olha, eu acho que a opinião pública tomou conhecimento do que foi o governo dele, quais são suas propostas e mais do que tudo, conhecer o seu caráter. É uma pessoal que realmente sonha em voltar a cena do crime. Não conseguirá isso. Comandou o maior esquema de corrupção da história da humanidade e é um dos responsáveis pela perda, em parte, dos valores familiares”, disse.
Bolsonaro também chamou o ex-ministro da Justiça e senador eleito pelo União Brasil, Sergio Moro, ao seu lado e elogiou os seus feitos quando foi juiz e atuou na operação Lava Jato.
“Aqui do lado Sergio Moro, um exemplo vivo do que foi a lava jato e tem falado do que aconteceu naquela época e ele é um dos responsáveis pelo ressurgimento do Brasil daquela época. Eu acredito que a Lava Jato seja uma realidade em um futuro próximo no Brasil”, disse o presidente e candidato à reeleição.
Sérgio Moro ex-ministro de Bolsonaro
Sérgio Moro foi juiz da Operação Lava Jato. Quando Jair Bolsonaro assumiu a presidência da república em 2019, ele se torou chefe da pasta do Ministério da Defesa, mas ficou no cargo pouco mais de um ano.
Em 2020, Sérgio Moro desligou-se do governo de Bolsonaro e o acusou de interferência na Polícia Federal. “O problema não é a troca, mas é permitir que seja feita a interferência política no âmbito da PF”, disse na época.
Reportagem e edição: Andrey Mattos, Bruno Soares, Camila Corsini, Edrian Santos, Emanuele Braga, Eduardo Adante, Karina Crisanto e Narley Resende
Coordenação: Marcelo Neves e Paulo Guilherme
Diretor de conteúdo jornalístico: André Basbaum
Direção de Redação: Andressa Guaraná
Chefia de Produção: Douglas Santucci
Direção Geral de Conteúdo: Rodolfo Schneider
Direção Nacional de Jornalismo: Fernando Mitre