Taxa de desemprego sobe em oito estados no 1º trimestre de 2024, diz IBGE

Desocupação no país subiu para 7,9% no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 0,5 ponto percentual na comparação com o quarto trimestre de 2023

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Desemprego cresce no 1° trimestre de 2024, mas é o menor do período desde 2014
Agência Brasília/Reprodução

A taxa de desemprego no Brasil cresceu em oito das 27 unidades da federação no primeiro semestre de 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a PNAD Contínua, em comparação com o quarto trimestre de 2023, registraram aumento na desocupação os estados do Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Apenas o Amapá registrou queda no índice de desemprego. Nas demais 18 unidades federativas, a taxa ficou estável.

Em números gerais, a desocupação no país subiu para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 0,5% na comparação com o quarto trimestre de 2023, quando era de 7,4%.

Já na comparação anual, no confronto entre o 1º trimestre de 2023 e o 1º trimestre de 2024 (8,8%), houve queda de 0,9%.

“Isso mostra que na comparação de curto prazo, há influência dos padrões sazonais. Mas a trajetória de queda anual, que já vem sendo observadas em outros trimestres, se manteve”, analisa a coordenadora de pesquisas por amostras de domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

“O crescimento da taxa de desocupação do primeiro trimestre de 2024 na comparação trimestral não invalidou a maioria dos indicadores do mercado do trabalho na comparação anual”, complementa a pesquisadora.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.