Taxa de desemprego no Brasil cai para 8%, menor valor no 2° semestre desde 2014

Na série histórica trimestral, foi o melhor resultado desde o 4º trimestre do ano passado

Da redação

Carteira de trabalho
Arquivo/Agência Brasil

A taxa de desemprego no Brasil foi de 8%, no trimestre móvel terminado em junho. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira.

Essa é a menor taxa de desemprego para um 2º trimestre desde 2014. Houve um recuo de 0,8 ponto percentual em relação ao 1º trimestre do ano (8,8%) e queda de 1,3 ponto percentual ante o mesmo período de 2022 (9,3%). 

Na série histórica trimestral, foi o melhor resultado desde o 4º trimestre do ano passado (7,9%). Em números absolutos, 8,6 milhões de pessoas estão desempregados no Brasil.

O número de trabalhadores com carteira assinada ficou estável na comparação trimestral. Em um ano, porém, cresceu 2,8% (991 mil empregos). 

Já a taxa de informalidade aumentou para 39,2%. No 1º trimestre, foi de 39%. Há um ano, porém estava em 40%. O salário médio recebido foi de R$ 2.921.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.