O Rio de Janeiro volta a ser o estado que concentra o maior número de inadimplentes do Brasil, com 52,69% da população fluminense com dívidas.
Em fevereiro, o estado alcançou a indesejada primeira posição no ranking e registrou um crescimento de 5,11% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ainda figurava em terceiro lugar.
Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas do Serasa, 70 milhões e 530 mil brasileiros estão com o nome negativado. Esse número representa uma alta de 430 mil pessoas em relação ao mês imediatamente anterior. Em janeiro deste ano, o país contava com 70 milhões e 90 mil inadimplentes.
O Rio é seguido pelos estados do Amazonas (52,67%), Amapá (52,41%) e Distrito Federal (51%).
Luiz Rabi, economista chefe da Serasa Experian, afirma que o alto desemprego, que atinge milhões de brasileiros, ainda é um dos indicadores que contribuem para o crescimento da inadimplência no país.
"Alguns estados que possuem grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, também figuram nas primeiras posições do ranking, devido à falta de oportunidade e recolocação no mercado de trabalho", completa.
Principais dívidas
Segundo a instituição, o cartão de crédito continua sendo o principal responsável pelas dívidas, com 31,6% de brasileiros inadimplentes. Os outros vilões são as contas básicas (21,7%) e o setor de varejo (11,2%).
As contas com bancos e cartões contabilizaram aumento de 3%, na comparação com fevereiro de 2022, ante à queda dos outros dois segmentos.
Segundo Luiz Rabi, a inflação e os juros altos são os principais fatores que explicam o cenário.