Gabriel Muricca Galípolo é natural de São Paulo, tem 42 anos e foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad.
Tem graduação e mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), já atuou como professor universitário (2006 a 2012) e foi presidente do Banco Fator (2017 a 2021).
O economista começou a carreira pública em 2007, quando José Serra (PSDB) tomou posse como governador de São Paulo. Naquele ano, Galípolo chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos. No ano seguinte, foi diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do estado de São Paulo.
Aprovado pelo CAE do Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (8), por unanimidade, a indicação do economista Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central.
Na sabatina, o atual diretor de Política Monetária do Banco Central recebeu 26 votos favoráveis e nenhum contrário. A indicação segue agora o Plenário, em regime de urgência e deve ser apreciada ainda nesta terça-feira.