economia

Marcas revelam estratégias de negócios e network na APAS SHOW 2023

Reconhecida como uma verdadeira fonte de negócios e uma vitrine para o setor varejista, a feira contou com a presença de grandes empresas

Por Hanna Rahal

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
APAS SHOW 2023
APAS SHOW / DIVULGAÇÃO

Maior feira de alimentos e bebidas das Américas e o maior evento supermercadista do mundo, a APAS SHOW encerra nesta quinta-feira (18), em São Paulo, a sua 37ª edição. Reconhecida como uma verdadeira fonte de negócios e uma vitrine para o setor varejista, a feira contou com a presença de grandes marcas como Heineken, Piracanjuba, Salsaretti e Barilla. 

Segundo Carlos Correa, diretor-geral da APAS, a edição deste ano reúne mais de 850 expositores, 200 deles internacionais, mostrando a força do varejo brasileiro. “Em 2013, trabalhávamos com um volume de negócios que beirava os R$ 4 bilhões de reais. Dez anos depois, a projeção para este ano é de um volume próximo a R$14 bilhões!”, comentou Correa.

Justamente por números tão altos, as empresas enxergam na feira uma grande oportunidade de fazer negócios lucrativos e por isso, não só participam, como investem muito para que a experiência daqueles que passam pelo evento, mostre de fato, a missão e os valores de cada uma dessas marcas. 

É o que explica Bruno Trevizaneli, Diretor Agrícola no Grupo Predilecta: “A APAS é a maior feira do setor e para nós é a principal feira ao nível nacional. Participamos há vários anos e sempre viemos com uma força máxima”. 

“A gente vem apostando muito. Investimos no programa MasterChef, no Henrique Fogaça, assinamos com a Turma da Mônica para estilizar toda a nossa linha voltada para o público infantil”, conta. 

“A palavra crise para nós, não existe. O que existe são oportunidades de crescimento”, avalia o diretor do grupo formado por empresas como Salsaretti e Stella D'Oro. 

Marcos Brandelli, Diretor de Vendas da Heineken, considera que como uma empresa que preza a relação com o varejista e com o consumidor, estar na APAS SHOW, faz parte dos valores da instituição. “O nosso relacionamento com os varejistas é contínuo e a gente sempre está conversando com esse pessoal. Mas estar aqui na feira é um pouco diferente porque é o nosso lugar”, explica. 

Para o especialista da cervejaria, a ideia é levar o varejista ao evento para que eles possam entender mais sobre a atmosfera da empresa em um ambiente divertido. A proposta também é fazer com que os representantes de clientes ou de potenciais compradores, entendam o estilo da empresa e as principais novidades em produtos. 

“Faz parte do que a empresa prega como missão e valor”, conclui Brandelli sobre a participação da marca no evento. 

Lisiane Campos, Gerente de Marketing na Piracanjuba relembra a trajetória da marca na APAS SHOW. “Nós somos expositores da feira desde 2007. Construímos um relacionamento ao longo dos anos. Crescemos em espaço e estrutura, porque para nós é a melhor época do ano para se apresentar os lançamentos. Estrategicamente, é o lugar onde todos os supermercadistas vão conhecer o que a gente tem de novidades”, elucida. 

Loara Costa, Diretora Global de Marketing e Trademarketing do Azeite Andorinha, também revela as principais novidades da marca e comenta a participação da empresa na APAS SHOW 2023: “É um evento sempre muito relevante, porque é onde os clientes do Brasil inteiro se encontram e se conectam”.

Network é muito importante
 

Organizada pela Associação Paulista de Supermercados, a APAS SHOW 2023 reforça o conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas, incluindo tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e conteúdos relevantes para o varejista. 

Ou seja, o network vai além! “A gente recebe não só os nossos parceiros e clientes, mas nós recebemos empresas de outros segmentos e canais. A APAS não é mais uma feira voltada apenas para o supermercadista. Ela acaba sendo também, um lugar para fazer negócios em geral. Então, é muito importante para nós construirmos essa rede de comunicação”, revela Lisiane. 

É hora de investir no Marketing! 

O Diretor-geral da Barilla Brasil, Maurizio Scarpa, conta que a empresa voltou a participar da feira após 10 anos, e foi um momento significativo, pois puderam se aproximar dos consumidores, clientes e amigos. O especialista explica que o Brasil é um mercado muito importante e é uma das prioridades para a Barilla no mundo. Isso quer dizer, que além de explorar as possibilidades de negócios e parcerias na APAS, a estratégia é investir no Marketing. 

“A gente está muito feliz em ter voltado a anunciar no MasterChef, por exemplo. Eu acompanhei a prova da Barilla e quando vejo as redes sociais, só encontro comentários positivos. O MasterChef faz parte da história da Barilla, a gente se conecta muito bem e estamos muito felizes em ter voltado”, exemplifica o diretor. 

Bruno Trevizaneli assume que olhar para o marketing em alguns aspectos é muito novo. “Esse ano a gente fez o maior investimento em marketing da nossa história, e com certeza o MasterChef é o principal para nós. A grande vantagem desse programa é que, o público que assiste é quem compra os produtos ou aqueles que exercem influência sobre quem compra”, observa. 

Edu Guedes, embaixador da Stella d'Oro Alimentos prova que o investimento não é em vão. “Fazer o licenciamento com uma marca tão especial é ótimo. Quando a gente faz um licenciamento, fazemos o que é possível e impossível para essa marca crescer, tanto na televisão, quanto fora dela”, explica o apresentador do The Chef. 

Já a Gerente de Marketing na PI RA CAN JU BA (talvez você tenha lido contando as sílabas, e se você fez isso, foi cativado pelo marketing 360º construído pela empresa) - explica que a proposta da marca é contemplar todos os pontos de contato com o público. 

Lisiane Campos ainda revela: “A Ivete Sangalo se tornou nossa embaixadora, e ela está comunicando de forma institucional a marca e os produtos zero lactose. Nós estamos com a Band ao nível nacional, também porque a gente acha muito importante comunicar com os nossos consumidores em todas as regiões do Brasil”. 

Em comum, todos as marcas apostam em criar conexões para aumentar não só a visibilidade, como também a rede de contatos e o faturamento. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.