O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (16) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyer, por telefone e eles abordaram o tema do desmatamento e o acordo do Mercosul com a União Europeia (UE).
Em publicação nas redes sociais, Ursula disse que está ansiosa para visitar o Brasil “em breve”. “Boa ligação com o presidente Lula. Ambos estamos empenhados em fortalecer a parceria, notadamente levando o acordo do Mercosul à linha de chegada e intensificando nossa luta conjunta contra o desmatamento”, disse.
Em resposta, Lula afirmou que a presidente da Comissão Europeia será muito bem recebida no Brasil. “Vamos reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e no avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor”.
Para o acordo Mercosul-UE ser ratificado, é preciso que os parlamentares de todos os países dos blocos aprovem para entrar em vigor. As negociações acontecem a 20 anos.
Em visita ao Uruguai no mês de janeiro, Lula disse que é fundamental que o Mercosul faça um acordo com a União Europeia. “Nós vamos intensificar as discussões e firmar esse acordo para que a gente possa discutir um possível acordo entre China e Mercosul. Acredito que isso é possível”.