UOL - O melhor conteúdo

Lula diz que não bate continência para outra bandeira e que Brasil tomará medidas sobre tarifas

A atuação terá como referência a Lei da Reciprocidade, aprovada nesta quarta-feira (2), que aguarda sanção presidencial

Por Estadão Conteúdo

Lula diz que não bate continência para outra bandeira e que Brasil tomará medidas sobre tarifas
Lula durante a reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária nesta terça-feira (1º)
Ricardo Stuckert / PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (3) que o Brasil vai tomar "todas as medidas cabíveis" para defender o País após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor uma taxação de 10% nas exportações brasileiras que entram nos EUA

Segundo ele, a atuação terá como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada nesta quarta, pelo Congresso e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em discurso no evento de dois anos de governo, Lula afirmou que o país não tolera ameaças à democracia e não bate continência para nenhuma outra bandeira "que não seja a verde a amarela".

"É um país que fala igual para igual e respeita todos os países dos mais pobres aos mais ricos, mas que exige reciprocidade no tratamento. Defendemos o multilateralismo e o livre comércio e responderemos a qualquer tentativa de impor protecionismo que não cabe mais hoje no mundo", declarou Lula.

Diante da decisão dos EUA de impor sobretaxa, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender nossas empresas e trabalhadores brasileiros.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar