Haddad sobre Desenrola: “Rescaldo dos problemas que o Brasil enfrentou"

O Desenrola vai limpar o nome de pelo menos 1,5 milhão de pessoas

Da redação

O Ministro da Economia, Fernando Haddad, falou sobre o início do programa Desenrola, que começa na semana que vem. O ministre se reuniu com o Presidente Lula na manhã desta sexta-feira (14), para apresentar ao presidente como será a operação do programa. Haddad explicou como será feita e que o Desenrola é uma possiblidade de Rescaldo de todos os problemas que o Brasil enfrentou. 

“Nós apresentamos agora para o presidente Lula, o início da operação. Então, segunda-feira começa a operação. Lembrando que são dívidas negativadas até 31 de dezembro de 2022. Portanto é o rescaldo de todos os problemas que o Brasil enfrentou até aquela data. A sequência do programa e vamos acompanhar a evolução. É um programa muito complexo”, disse.

Na próxima semana o programa de renegociação de dívidas do Governo Federal entrará em vigor. O Desenrola vai limpar o nome de pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Pelas regras do programa, os devedores com débito de até R$ 100, que poderão limpar o nome na próxima semana. A dívida seguirá existindo, mas os bancos afirmaram não usar esse débito para inserir os correntistas no cadastro negativo.

“Segunda-feira abre a plataforma para dois públicos. O público que está negativado até R$ 100, e aí um pressuposto do programa é que o credor que aderir ao desenrola vai ter que perdoar essa dívida e desnegativar aquele CPF. E o segundo é a liberação de crédito para os bancos renegociarem dívidas bancárias. Essa é a primeira etapa do programa”, afirmou Haddad.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.