A arte de reinventar sua rotina: quando e como ajustar suas estratégias de gestão de tempo

Não é só o ano que precisa mudar, nós precisamos mudar. É aí que surge a pergunta que sempre gera reflexão: minha rotina está me ajudando a chegar onde quero?

Por Victoria Prado

Todo início de ano traz aquela sensação de renovação, como se tivéssemos uma nova chance de começar do zero. É o momento de olhar para trás, revisar escolhas e criar um novo plano para dias melhores. Mas, sejamos honestos: não é só o ano que precisa mudar, nós precisamos mudar. É aí que surge a pergunta que sempre me faz refletir: minha rotina está me ajudando a chegar onde quero?

Essa pergunta é mais profunda do que parece, porque a rotina tem um impacto gigantesco na nossa vida. Ela pode ser o mapa que nos guia em direção aos nossos sonhos ou uma âncora que nos prende no mesmo lugar, mesmo quando estamos nos esforçando. O segredo está em entender quando ela está te prejudicando e te afastando daquilo que realmente quer para o seu futuro. 

Já teve a sensação de passar por uma semana super puxada e quando chegou no final da semana viu que não cumpriu o que realmente era importante?! E acabou gastando energia com aquilo que não contribui para os seus maiores objetivos?! E lá se foi mais uma semana…

Vamos começar analisando as suas semanas e ver como o tempo está sendo gasto. Para isso você precisa anotar tudo que está fazendo, desde reuniões, envio de emails, horário de almoço e até mesmo o seu momento de lazer  para conseguirmos metrificar. No final, análise isso com um olhar crítico. Pense, essas atividades estão me levando para o meu objetivo final? Quais são as atividades que estão roubando meu tempo?

Reinventar sua rotina não é apenas sobre ajustar horários ou eliminar distraçõe (Divulgação)

Identificar os ‘ladrões do seu tempo’’ só faz sentido se você estiver disposto a mudar os seus hábitos e isso envolve comprometimento e foco.

Está na hora de reavaliar sua rotina?

Aproveitando agora que é começo do ano, decidi olhar com mais atenção para como eu estava gastando meu tempo. Confesso que foi desconfortável perceber o quanto eu estava presa em tarefas automáticas que não me levavam a lugar nenhum e até mesmo redes sociais. Você já passou por isso? Aquela sensação de cansaço que não vem do excesso de trabalho, mas da falta de propósito?

E sabe o que é curioso? Pesquisas mostram que somos muito resistentes a mudar nossos hábitos, mesmo quando percebemos que eles não funcionam. Um estudo da Behavioral Science & Policy revelou que 68% das pessoas continuam com rotinas improdutivas porque mudar exige esforço, e nosso cérebro adora a zona de conforto.

Isso não é muito intrigante?! Sabemos o caminho, mas como existe esforço, preferimos não fazê-lo.

Como reinventar sua rotina?

Aqui estão alguns pontos que funcionaram para mim e podem ajudar você também:

  • Reflita profundamente: pergunte a si mesmo: o que é realmente importante para mim? e minha rotina reflete minhas prioridades? Anotar essas reflexões em um caderno ou planner traz muita clareza.
  • Faça ajustes pequenos e constantes: em vez de tentar mudar tudo de uma vez, comece com algo específico. Pode ser reservar 30 minutos diários para um projeto pessoal ou reduzir o tempo nas redes sociais.
  • Use ferramentas que simplifiquem sua vida: ferramentas como o Planner de Produtividade da Plann To Go são ótimas para alinhar prioridades e visualizar metas. Com ele, consegui organizar meu tempo de uma forma prática e eficiente.
  • Seja flexível: planeje, mas deixe espaço para o inesperado. Isso diminui o estresse e mantém a rotina mais leve.

Uma história inspiradora

Lembro do Billy, um colega que sentia que sua rotina era muito estressante. Ele tinha uma carreira sólida, mas estava infeliz e longe de seus objetivos pessoais. Um dia, ele decidiu parar e refletir. Usando um simples exercício de planejamento semanal, ele ajustou sua rotina para incluir ações diárias conectadas aos seus valores. Em um ano, ele encontrou um equilíbrio incrível e iniciou um projeto voluntário que impactou dezenas de pessoas.

Planeje seu ano, coloque metas claras e mensuráveis para que você consiga saber se está chegando mais perto do seu objetivo (Divulgação)

E agora, o que você vai fazer diferente?

O início do ano nos dá essa oportunidade única de repensar a vida, mas a mudança não acontece sozinha. É preciso coragem para ajustar, paciência para testar e comprometimento para continuar. Então, eu te pergunto: sua rotina está te levando para onde você quer? Se não, o que você pode mudar hoje? Porque, no final, reinventar sua rotina é reinventar sua vida…

Eu mesma quando criei o Planner de Produtividade da Plann To Go descobri um grande aliado. Comecei a identificar meus pontos positivos e negativos e vi que o planejamento era algo mágico com constância e foco, as coisas aconteciam… Ele me ajudou a alinhar prioridades e manter o foco no que realmente importa. 

Eu aconselho fortemente você ter um espaço que você consiga visualizar como um todo a sua vida e a planejar com papel e caneta por nosso cérebro não consegue distinguir o que é real do imaginado. O ato que escrever ativa seu cérebro e faz com que ele entenda o objetivo.

Agora é a sua vez de pôr isso em prática. Planeje seu ano, coloque metas claras e mensuráveis para que você consiga saber se está chegando mais perto do seu objetivo, traga clareza em toda a execução dos seus objetivos e tenho certeza que você chegará ao seu objetivo. 

Reinventar sua rotina não é apenas sobre ajustar horários ou eliminar distrações; é um ato de autocuidado, de conexão com o que realmente importa. Ao iniciar esse processo, você estará investindo em algo precioso: o seu futuro.

Então, o que você vai mudar hoje?

Tópicos relacionados