Deputado diz que municípios vão sair fortalecidos com a reforma tributária

O deputado Reginaldo Lopes participou do Canal Livre

Da redação

O Canal Livre deste domingo (11) vai debater o relatório apresentado pelo Grupo de Trabalho sobre a Reforma Tributária da Câmara dos Deputados e o relacionamento entre o governo federal e a casa legislativa. O programa recebeu o deputado federal por Minas Gerais e coordenador dos trabalhos, Reginaldo Lopes.

O deputado falou sobre o que precisa ser acertado na proposta para que a votação aconteça nos próximos dias. 

“Vamos lá, os 40 anos deixou a reforma madura para ser votada, então todo mundo que participou nesses 40 anos ajudou a encontrar uma resposta para as principais perguntas. Então hoje nós temos as respostas. Porque o pacto federativo vai dar mais autonomia, inclusive ao município. Nós estamos fazendo uma reforma que aponta para o ótimo. Mas o ótimo não pode ser inimigo do bom. E a busca do bom não pode impedir uma transição para chegar no ótimo”, afirmou. 

O deputado Reginaldo Lopes participou do Canal Livre (Foto: Reprodução)

Reginaldo Lopes também falou da resistência que grandes municípios têm com a mudança da cobrança de impostas. 

“O nosso relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro, esteve no fórum da frente nacional dos prefeitos debatendo essas questões. E ele solicitou uma proposta para a gente negociar. Não tem como separar o ISS: Serviços de mercadorias. Isto é impossível no século 21. A cobrança de imposto sobre serviços tem uma erosão na base tributária, enorme. Então nós entendemos que os municípios vão sair fortalecidos, porque hoje eles tributam apenas os serviços. Eles vão tributar base ampla de tributação, vão tributar tudo. Eu acho que é diálogo. E eles vão compreender de fato que é melhor, inclusive com o compromisso de manutenção da arrecadação”, finalizou.

VEJA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.