‘Crescemos bem mais que o previsto’, diz Lula após alta de 2,9% do PIB

Presidente declarou que vai continuar trabalhando para que a economia cresça com qualidade e pela melhoria de vida de todos

Da Redação

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Fábio Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a alta de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º). 

“O PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2023, segundo o IBGE. Vocês lembram que a previsão de alguns era 0,9%?”, disse o presidente em publicação na plataforma X, antigo Twitter. 

“Crescemos bem mais que o previsto e vamos continuar trabalhando para crescer com qualidade e pela melhora de vida de todos”, completou. 

A economia brasileira apresentou estabilidade no quarto trimestre de 2023 e encerrou o ano com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões, segundo dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. 

A atividade agropecuária cresceu 15,1% de 2022 para 2023, influenciando o desempenho do PIB do país. Houve crescimento também na Indústria (1,6%) e em Serviços (2,4%). Já o PIB per capita alcançou R$ 50.194, um avanço, em termos reais, de 2,2% em relação a 2022.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou nesta sexta-feira (1º) sobre o resultado do PIB em 2023, que fechou em 2,9%. Para ele, o país tem um bom espaço para crescer esse ano. 

“Estamos iniciando o ano com juros muito acima do que nós gostaríamos, mas já 2,5% abaixo do que no começo do ano passado. Então, nós temos um bom espaço para a política monetária em virtude dos indicadores, não estou falando de desejo pessoal. Olhando para a inflação, mercado de trabalho e todas as variáveis, nós temos bom espaço para crescer esse ano”, acrescentou o ministro da Fazenda.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.