Copom reduz Selic para 10,75%, o menor nível em dois anos

Redução de mais 0,5 ponto percentual era prevista, devido aos últimos comunicados das reuniões do Banco Central

Da redação

Banco Central
Marcello Casal/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 11,25% para 10,75%. O corte desta quarta-feira (20) é o sexto corte seguido desde agosto de 2023, quando a autarquia interrompeu pela primeira vez o ciclo de aperto monetário. 

A redução de 0,5 ponto percentual já era prevista, devido aos últimos comunicados do Banco Central. A expectativa do mercado e dos economistas dos bancos já era do corte de 0,5%, chegando ao menor nível em mais de dois anos. 

É esperado que, caso a inflação siga nos mesmos níveis, a Selic pode chegar a 9,75% até o fim de 2024. A taxa básica de juros da economia, também conhecida como taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), influencia outras taxas de juros do país, como as de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.