O Consumo nos Lares Brasileiros encerrou o primeiro semestre do ano em alta de 2,47%. O indicador é medido pela Associação Brasileira de Supermercados e contempla todos os formatos e canais de loja, como atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce.
Segundo a entidade, o aumento do consumo foi influenciado pelo montante de cerca de R$ 85,4 bilhões em recursos dos programas de transferência de renda do governo federal como o Bolsa Família, o Primeira Infância (a partir de março), o Benefício Variável Familiar (a partir de junho) e os Auxílios Gás pagos em fevereiro (R$ 112,00), abril (R$ 100,00) e junho (R$ 109,00).
Já o dado mensal de junho teve alta de 0,55% na comparação com maio. Na comparação com junho de 2022, a alta foi de 6,96%.
“Para os próximos meses, se mantidas a menor pressão da inflação sobre a cesta de alimentos, o consumo tende a ser crescente”, afirmou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.