Cartão de crédito, para muita gente, pode ser mais que um meio de pagamento. Para muitos consumidores, na verdade, é uma ótima forma de viajar, ganhar serviços e até conseguir uma grana extra.
“Vendas das minhas milhas para conseguir dinheiro com isso. Já consegui viajar para alguns lugares também, pegando passagens com pontos. Hospedagem também com o cartão de crédito”, contou Caroline Humphreys sobre a experiência com o meio de pagamento.
Primeiro foram os programas de pontos. Depois, outros benefícios foram atrelados aos cartões de crédito. Eles vão desde descontos em cinemas e shows a seguros em viagens e médicos.
Os serviços variam de acordo com o cartão. Quanto maior o valor da anuidade, mais benefícios. Porém, nem tudo nesse universo é vantajoso, logo, exige atenção e pesquisa por parte do consumidor.
Primeiro, atenção ao risco de endividamento. Os juros do cartão de crédito parcelado chegam a 200% ao ano. Além disso, quanto mais e melhores os benefícios, mais alta é a anuidade do cartão, custo que pode não justificar as vantagens.
“O primeiro ponto aqui é vocês entender o acúmulo de gasto mensal que você tem. A partir desse momento, você tenta encaixar o melhor custo benefício entre a anuidade e aquilo que você terá de benefício”, explicou o economista Rodrigo Sivieri.