Brasileiros trabalharam até o dia 27 de maio só para pagar impostos

Levantamento do IBPT aponta que o valor pago em tributos representa 40,28% do rendimento médio do brasileiro

Por Norah Lapertosa

Brasileiros trabalharam até o dia 27 de maio só para pagar impostos
Brasileiro paga de imposto o equivalente a 147 dias de trabalho
Freepik

Este ano, os brasileiros trabalharam, em média, até o dia 27 de maio, ou 147 dias do ano, somente para pagar tributos, de acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Em outras palavras, a carga tributária do nosso país, incluindo impostos sobre a renda, patrimônio e consumo, equivale a 40,28% do rendimento médio dos brasileiros.

O IBPT constatou ainda que nos últimos 20 anos (entre 2003 e 2023) houve um crescimento percentual quase constante do valor gasto pelos contribuintes com a tributação sobre rendimentos. O mesmo aconteceu com os dias de trabalho comprometidos com tributos.

Para efeito de comparação, em 1988, os brasileiros trabalhavam, em média, 73 dias para acertar suas obrigações fiscais. O pico foi atingido entre 2016 e 2019, quando eram necessários cerca de 153 dias de trabalho para quitar as obrigações com o leão. É importante ressaltar que o cenário muda dependendo do valor dos rendimentos mensais.

Outro estudo do IBPT, denominado IRBES (Índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade), demonstra que o Brasil está entre os 30 países que possuem a maior carga tributária do mundo. Ao mesmo tempo, é o país que oferece o pior retorno à população, em relação às verbas direcionadas à melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).