Banco Central anuncia redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic

Taxa passou de 12,25% para 11,75% ao ano em quarta redução consecutiva

Da redação

Banco Central anuncia redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic
Taxa Selic
Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa básica de juros do país em 0,5 ponto percentual, passando de 12,25% para 11,75% ao ano. É a quarta redução seguida da Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

“O ambiente externo segue volátil e mostra-se menos adverso do que na reunião anterior, marcado pelo arrefecimento das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos e de sinais incipientes de queda dos núcleos de inflação, que ainda permanecem em níveis elevados em diversos países.  Os bancos centrais das principais economias permanecem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho. O Comitê avalia que o cenário segue exigindo cautela por parte de países emergentes”, disse o Banco Central em comunicado.

A taxa está no menor nível desde março do ano passado. De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Por um ano, entre agosto de 2022 e 2023, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 30 e 31 de janeiro do ano que vem. Na edição mais recente do boletim Focus, do Banco Central (BC), os economistas do mercado financeiro projetaram que a Selic termine 2024 em 9,25% ao ano.