Ata do BC que manteve Selic defende regra fiscal 'crível' para reduzir inflação

Em 22 de março, o Copom manteve a taxa de juros em 13.75% ao ano; governo critica e cobra queda da inflação

Da Redação

Ata do BC que manteve Selic defende regra fiscal 'crível' para reduzir inflação
Ata do BC que manteve Selic defende regra fiscal 'crível' para reduzir inflação
Agência Brasil

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (28)  a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) realizada em 22 de março, que manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano. No documento, o BC diz que uma nova regra fiscal “sólida e crível" pode levar à queda da inflação no Brasil. 

“O Comitê destaca que a materialização de um cenário com um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos”, informou o Banco Central. 

Na ata, o Copom reforça que não há relação entre a convergência de inflação e a apresentação do arcabouço fiscal, “uma vez que a primeira segue condicional à reação das expectativas de inflação, as projeções da dívida pública e aos preços de ativos”. 

Segundo o BC, o Copom avalia que o compromisso com a execução do pacote fiscal sinalizado pelo Ministério da Fazenda atenua os estímulos fiscais sobre a demanda, o que reduz os riscos de alta sobre a inflação em curto prazo. 

"O Comitê seguirá acompanhando o desenho, a tramitação e a implementação do arcabouço fiscal que será apresentado pelo Governo e votado no Congresso”, pontua o Banco Central. 

Críticas do governo 

O presidente Lula voltou a criticar a taxa de juros em 13,75%. Segundo ele, “não existe explicação para nenhum ser humano do planeta Terra a taxa de juros no Brasil estar nessa porcentagem”.

A declaração foi dada durante a visita do presidente ao Complexo Naval de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, em 23 de março, um dia após o Copom divulgar que manteria o percentual da Selic.