41% dos tiroteios que aconteceram no Grande Rio no mês de maio foram registrados na Zona Norte do Rio. No mês passado inteiro, 337 trocas de tiros aconteceram na Região Metropolitana. A Zona Norte registrou 137 tiroteios, 41 mortos e 26 feridos. Ou seja, quase 50% dos confrontos aconteceram na região.
Comparando com a mesma época de 2021, o Rio registrou queda de 29% nos confrontos. Os dados são de um levantamento do Instituto Fogo Cruzado.
A diretora de Programas do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, pede mais proteção aos cariocas.
Maio foi marcado pela operação que deixou 23 mortos na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. De acordo com a Polícia, 22 eram suspeitos e uma inocente foi atingida por uma bala perdida.
Outro ponto da Zona Norte atingido por intensos tiroteios foi o bairro de Vila Isabel. Moradores do Morro dos Macacos e da região sofreram com trocas de tiros diárias durante mais de uma semana entre traficantes de facções rivais. Um catador de latinhas foi atingido por uma bala perdida e morreu.
Desde o início do ano, a Região Metropolitana, registrou 1.501 tiroteios ou disparos de arma de fogo. Ao todo, 822 pessoas foram baleadas, 434 morreram e 388 ficaram feridas.