Volume de vendas no comércio varejista do país cai 0,8% no mês de julho

Segundo o IBGE, setor registra alta de 0,4% no acumulado do ano e retração de 1,8% dos últimos 12 meses

Por Mariana Albuquerque

Segundo especialistas, queda é provocada pela inflação, que afastou consumidores Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo especialistas, queda é provocada pela inflação, que afastou consumidores
Fernando Frazão/Agência Brasil

O volume de vendas no comércio varejista do país caiu 0,8% em julho, na comparação com o mês de junho. Segundo o IBGE, no acumulado no ano, o setor registra alta de 0,4% e, nos últimos 12 meses, retração de 1,8%.

Em julho, segundo a pesquisa, houve taxas negativas em sete das oito atividades pesquisadas, com destaque para a queda de mais de 17% no segmento de tecidos, vestuário e calçados. Além desse setor, também registram queda móveis e eletrodomésticos (- 3%), equipamentos e material de informática e comunicação (- 1,5%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (- 1,4%) e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (- 0,6%).

De acordo com a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, esse resultado se deve à inflação, que atingiu as famílias, principalmente de baixa renda.

Apenas a atividade de combustíveis e lubrificantes (12,2%) mostrou crescimento. A colunista ainda atribui a essa alta a queda dos preços da gasolina e etanol, com impacto na redução dos valores cobrados em postos.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas caiu 0,7% frente a junho.

Mais notícias

Carregar mais