O volume de serviços no país cresceu 1,1% em fevereiro de 2023 na comparação com o mês anterior, quando houve queda de 3,0%. Frente a fevereiro de 2022, o setor avançou 5,4%, a vigésima quarta taxa positiva consecutiva nesse tipo de confronto.
No indicador acumulado no primeiro bimestre deste ano, o volume de serviços mostrou expansão de 5,7% frente ao mesmo período de 2022. Já o acumulado do último ano foi de 7,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (27) pelo IBGE.
O setor de serviços à família, que engloba viagens, gastos em restaurantes, salão de beleza, prestação de serviços, entre outros, apresentou queda de 0,7%. A empresária Fernanda Lopes afirma que tem priorizado algumas despesas, por causa da alta nos preços.
O setor de transportes foi a principal influência positiva no mês de fevereiro, com alta de 2,3%. Em janeiro, o mesmo setor havia tido a maior influência negativa no resultado do mês.
A colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, explica que o crescimento do setor ainda é influenciado pelo efeito represado após a pandemia de Covid-19
Também se destacaram positivamente em fevereiro os serviços de informação e comunicação, que teve um aumento acumulado de 2,4% nos dois primeiros meses do ano.