Frequentadores do Parque Nacional da Tijuca, na Zona Norte, denunciam a presença de carros abandonados e entulhos na sede administrativa no espaço. Após denúncias de ouvintes, a reportagem da BandNews FM esteve na parte da Floresta da Tijuca na manhã desta terça-feira (3) e flagrou os veículos com partes quebradas, limos e vegetação.
Os carros eram usados pela gestão do parque, inclusive, apresentam adesivos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável pela gestão do Parque, e do Governo Federal.
Porém, segundo um morador da região e frequentador do parque, que preferiu não se identificar e teve a voz distorcida, os automóveis estão estacionados no local há aproximadamente 2 anos.
Sempre frequentei ali a Floresta da Tijuca e tenho uma profunda admiração por esse local, que é um local lindo, maravilhoso. Aí em 2023, para cá, foi a partir de dezembro de 2022, me lembro bem, esses carros foram estacionados nesse barracão. E de lá para cá ele não saiu mais do lugar. E eles eram utilizados, esses veículos, eu lembro, eles eram utilizados pelo pessoal. E estava funcionando, estava funcionando perfeitamente. E de lá para cá ele não saiu mais e ficou deteriorado, de fato. É lamentável.
O especialista em Direito Público Sérgio Camargo chama atenção para a forma irregular de descartar os veículos. Floresta da Tijuca faz parte do Parque Nacional, uma importante unidade de conservação de mata atlântica.
Questionado pela reportagem sobre a preservação do espaço e dos veículos, o ICMBio não respondeu.