O vírus da influenza A já é responsável pelo mesmo número de mortes que a Covid-19 no Brasil nas últimas quatro semanas. A informação é do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado nesta quinta-feira (9). Os dados são referentes ao período de 18 de abril a 4 de maio.
Segundo a FioCruz, é necessário manter a atenção em relação ao vírus influenza A e ao vírus sincicial respiratório. O boletim aponta que ambos os vírus se mantêm em situação preocupante no país e são responsáveis pelo aumento no número de casos e internações.
O estudo destaca ainda que o número de mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave continua mais elevado entre os idosos, principalmente devido a casos de Covid-19. No entanto, a pesquisa já aponta um aumento relevante nos óbitos associados ao vírus influenza A.
Já nas crianças, o aumento da circulação do vírus sincicial respiratório tem gerado um crescimento expressivo na mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, superando os casos relacionados à Covid-19.