Após denúncias de ouvintes da BandNews FM de possíveis focos de dengue, a Vigilância Sanitária fez uma vistoria nos prédios correspondentes ao antigo endereço da UniverCidade, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, agentes vistoriaram os edifícios localizados nos números 246, 276 e 318 da Rua Almirante Saddock de Sá, na última sexta-feira (8), e não encontraram nenhum criadouro do mosquito Aedes aegypti. No entanto, em 18 bueiros inspecionados, foram encontrados dois focos do vetor, que foram tratados com inseticida.
Moradores da região afirmam que convivem com os animais, por causa do abandono dos imóveis. Beatriz Muller conta que os vigias usam até uma raquete para se livrar dos insetos.
Há cerca de dois anos, os imóveis vêm sendo ocupados por pessoas em situação de rua. As construções também foram alvo de furtos.
Assim como a Gama Filho, a UniverCidade foi descredenciada do Ministério da Educação em 2014. Dois anos depois, o grupo Galileo, que administrava as duas instituições de ensino, teve a falência decretada. Desde 2020, a reportagem da BandNews FM encontra o mesmo panorama de abandono na Rua Almirante Saddock de Sá. Há nove anos, não são realizadas atividades em nenhum dos quatro prédios na via.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse ainda que o subsolo do número 318 estava alagado em razão de uma falha na bomba automática que levava a água do poço para a galeria subterrânea. Os agentes solicitaram o conserto imediato da bomba à administração da massa falida, que se comprometeu a fazer o serviço até semana que vem, quando será realizada uma nova inspeção.
Procurado pela BandNews, o grupo Galileo ainda não respondeu.