Na contagem regressiva para o Natal, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária alerta cariocas sobre os cuidados na hora das compras dos alimentos para a montagem da ceia. O órgão realiza, durante o mês de dezembro, ações especiais em pontos de produção e distribuição de maior risco para garantir que os produtos sejam comercializados de forma adequada, sem gerar agravos para a saúde da população.
Um dos principais alimentos destacado pela Vigilância Sanitária é o bacalhau, prato tradicional nas ceias de Natal. Um dos pontos que o consumidor deve ter, de acordo com o órgão, é na aparência do produto na hora da compra.
A Presidente da Ivisa-Rio, Aline Borges, dá dicas sobre como escolher o tipo de bacalhau adequado.
Quando você for escolher o seu bacalhau, verifique se na sua superfície tem alguma coloração diferente, porque pontos negros e manchas avermelhadas indicam sinal de deterioração, ou seja, que eles ficaram armazenados em um local inadequado. Uma outra dica importante é que ele não pode ter superfície pegajosa porque isso também indica que ele ficou armazenado em local inadequado e acabou absorvendo umidade
Também há preocupação com a embalagem dos produtos. Segundo Aline Borges, a rotulagem precisa apresentar registro de algum órgão relacionado a agricultura.
Preste atenção também na rotulagem, porque produtos de origem animal precisam ter selo da agricultura, ou seja, precisam ter registro em algum órgão da agricultura, serviço de inspeção federal, serviço de inspeção municipal ou serviço de inspeção estadual. E não deixe de olhar a sua validade, que é extremamente importante.
Alimentos como carnes vermelhas, aves e frutas também estão na lista da Vigilância Sanitária que demanda a atenção dos consumidores para evitar contaminação nesse período de festas.