Vigilância de saúde realiza levantamento para medir infestação de Aedes aegypti

Durante cinco dias, serão vistoriados 103.824 imóveis para análise das condições para proliferação do mosquito e coleta de amostras de larvas

Por Filipe Brasil (sob supervisão)

Com os resultados, Secretaria Municipal de Saúde busca otimizar ações de combate
Arquivo/Agência Brasil

Mais de 1.600 agentes de vigilância em saúde realizam até sexta (07) o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) na cidade do Rio. Durante cinco dias, serão vistoriados 103.824 imóveis.

Os locais serão visitados para identificação e análise de depósitos com condições para proliferação do vetor e coleta de amostras de larvas de mosquitos.

Com os resultados dos índices de infestação na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde busca otimizar as ações de controle do mosquito. A pasta alerta que vasos de plantas, pingadeiras e bebedouros são os criadouros mais comuns do mosquito.

No último levantamento, em junho, mais de 98 mil imóveis passaram por inspeção em 250 estratos em toda a cidade. Do total de estratos, mais da metade (133) estavam com índice de infestação predial (IIP) "satisfatório" (menor que 1% das amostras); 108 na faixa de "alerta" (de 1% a 3,9% das amostras); e apenas nove na classificação de "risco" (infestação acima de 3,9% das amostras.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.