A danificação do revestimento do guarda-corpo do Viaduto Pedro Álvares Cabral, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, pode provocar acidentes, como queda de reboco. A avaliação é de um especialista que foi até o local com a reportagem da BandNews FM. Ao longo do elevado, que tem 53 anos, é possível ver trechos com rachaduras extensas, além de ferros enferrujados e para fora do cimento.
Moradores do bairro reclamaram na internet da situação da estrutura, que fica próximo à Rua Professor Álvaro Rodrigues, e se queixam das péssimas condições.
Segundo o engenheiro civil Antero Parahyba, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, o viaduto tem cerca de cinco metros de altura e há riscos desses revestimentos caírem, atingindo veículos ou pedestres.
Segundo ele, entre os fatores para essas avarias estão as condições climáticas e a falta de manutenção.
O engenheiro civil Antero Parahyba explica ainda que, embora haja riscos para quem passa por baixo do viaduto, a estrutura do Pedro Alvares Cabral, não está comprometida.
A mesma situação ainda pode ser encontrada no Viaduto Santiago Dantas, também em Botafogo.
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura do Rio garante que vai vistoriar as estruturas ao longo da semana e verificar os serviços necessários.