Vestígios arqueológicos são encontrados após escavação em Nova Iguaçu

Todos os artefatos estavam no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha

Por Laís Reis (sob supervisão)

Com o trabalho no poço finalizado, o grupo segue para outros pontos de Nova Iguaçu
Divulgação

Vestígios arqueológicos do período colonial foram encontrados após escavação em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a prefeitura, foram localizados recipientes para perfumes, cerâmicas portuguesas e inglesas, cachimbos de barro com grafismo africano, figa, talheres, adornos e metais. 

Todos os artefatos estavam no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. O local, ainda intocado, foi descoberto durante um trabalho conduzido pelo mestre em arqueologia pelo Museu Nacional, Diogo Borges.  

O secretário de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro, conta que os locais com o maior número de peças foram mapeados.

O estudo acontece desde abril de 2023 com o objetivo de localizar materiais históricos ainda sem protocolo. O poço onde os vestígios foram encontrados estão datados como do início do século XIX, quando o Estado do Rio passou por uma crise hídrica. Marcus Monteiro complementa que ele foi construído para atender ao apelo da população durante uma passagem de Dom Pedro II pela antiga vila.  

Com o trabalho no poço finalizado, o grupo segue para outros pontos de Nova Iguaçu. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.