As vendas no comércio varejista no Brasil caíram 0,4% em novembro de 2024 na comparação com o mês anterior. A informação faz parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE. De acordo com o estudo, o resultado foi impactado de maneira negativa pelo setor de móveis e eletrodomésticos.
Outras sete atividades também apresentaram resultados negativos, como artigos farmacêuticos e livros, revistas e papelaria.
O jornaleiro Edgar Amorim possui uma banca de jornal em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Ele relata que percebeu uma queda nas vendas de revistas e jornais desde o fim do ano passado.
Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado representa estabilidade.
De acordo com o IBGE, no comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, material de construção e atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas caiu 1,8% na passagem de outubro para novembro.
A média móvel trimestral, que foi de 0,3% em outubro, variou 0,2% no trimestre encerrado em novembro. Já o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%.