O volume de vendas do comércio varejista brasileiro cresce 0,4%, na passagem de setembro para outubro, e acumula alta de 1% no ano. Na comparação com outubro do ano passado, o setor registrou aumento de 2,7%. Os dados são do IBGE.
A colunista de economia da BandNews FM Juliana Rosa afirma que, em outubro, a economia desacelerou frente a setembro. No entanto, ainda assim, o crescimento foi superior ao previsto.
O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades como veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve aumento de 0,5% no volume de vendas em outubro frente a setembro. No entanto, na comparação com o mesmo período do ano passado, o grupo de material de construção caiu quase 12%, a sétima queda seguida desde abril de 2021.
Proprietário de uma fábrica de lajes, Almir Inacio afirma que, apesar da queda, alguns materiais ainda apresentam alta, o que dificulta na venda para o consumidor final.
Por outro lado, apresentaram queda os grupamentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-0,4%), tecidos, vestuário e calçados (-3,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%).