As vendas do comércio varejista registram retração de 0,3% em outubro na comparação com setembro. O índice apresentou recuo após crescer 0,5% no mês anterior. Segundo o IBGE, o varejo opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia.
Três dos oito grupamentos pesquisados mostraram alta na passagem de setembro para outubro. A atividade Livros, jornais, revistas e papelaria foi a maior influência positiva. O destaque negativo foi Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.
O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, afirma que o setor operou em estabilidade desde fevereiro, com exceção de março, maio e julho. Ele acredita que, num cenário de médio prazo, a perspectiva está positiva.
No comércio varejista ampliado, que abrange veículos, motos, partes e peças, material de construção houve queda de 0,4% frente ao mês anterior.
No recorte por regiões, o resultado de -0,3% de outubro frente a setembro de 2023 para o comércio varejista apresentou resultados negativos em 17 das 27 unidades da federação, com destaque para: Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.