Usuários relatam que banheiros da SuperVia estão fechando antes do horário

Em nota, a concessionária disse que, atualmente, seis banheiros estão fechados e, no segundo semestre, vai abrir banheiros em seis estações

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Usuários relatam que banheiros da SuperVia estão fechando antes do horário
Banheiros interditados na Central do Brasil
Ouvinte BandNewsFM

Usuários da SuperVia relatam que, há cerca de três meses, banheiros gratuitos e pagos das estações de trem estão fechando antes do horário previsto.

De acordo com ouvintes da BandNewsFM, sanitários de estações como Central do Brasil, (que deveriam funcionar das 5h30 às 22h em dias úteis, de 6h às 21h, aos sábados; e de 6h às 20h; aos domingos) e Maracanã (que deveriam funcionar das 6h às 20h, em dias úteis; e, das 6h às 18h, aos sábados) estão parando de funcionar durante à tarde.

No último dia 15, a SuperVia enviou um ofício à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana prestando esclarecimentos sobre a interdição dos banheiros.

A concessionária informou, no documento, que disponibiliza um sanitário, gratuito, na Plataforma 13 da Estação Central do Brasil, próximo ao da empresa SANIBEM, que faz a gestão dos banheiros.

O ofício destaca que a gestão do acesso de água da Central do Brasil, inclusive para o banheiro administrado pela SANIBEM, é feita pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro. Isso acontece porque a ligação de água na rede de abastecimento fica no prédio da Central do Brasil, área fora da concessão da SuperVia.

A Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro) foi notificada pela SuperVia a respeito da situação.

Em nota, a SuperVia disse que, hoje, seis banheiros da concessionária estão fechados e, no segundo semestre, vai abrir banheiros em seis estações. A empresa disse ainda, que existem 58 banheiros gratuitos em 21 das 104 estações.

A Seap informa que a manutenção dos banheiros da Central do Brasil é de responsabilidade da SuperVia e que não exerce, portanto, ingerência sobre o horário de funcionamento desses equipamentos.

Já a Águas do Rio informou que está realizando a separação dos hidrômetros na Central do Brasil, após solicitação da Seap.

Em nota, a Agetransp afirma que fiscaliza de forma rotineira as condições de funcionamento de todos os banheiros sob responsabilidade da SuperVia. A agência reguladora ainda diz que e abrirá uma investigação para apurar as possíveis irregularidades na prestação do serviço pela concessionária.

Já a SANIBEM ainda não respondeu à reportagem.

Mais notícias

Carregar mais