Usuários das linhas de ônibus que voltaram a circular sentem melhora

A retomada ocorreu após o acordo firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e as empresas responsáveis pelos ônibus

Priscila Xavier

Foto Site
Foto SIte

Usuários das onze linhas de ônibus que voltaram a circular pela cidade do Rio, nesta quarta-feira, já sentem os impactos positivos da retomada dos trajetos. Moradora do bairro Tubiacanga, na Ilha do Governador, na Zona Norte, Alessandra Aparecida conta que, por causa da ausência da linha 922, precisava pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as passagens da filha.

A retomada ocorreu após o acordo firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e as empresas responsáveis pelos ônibus.

Nas internet, o prefeito Eduardo Paes comemorou a medida e afirmou que, já na próxima semanas, outras linhas também podem retomar a circulação. No entanto, esse retorno vai acontecer de forma gradual. A estimativa é de que, dentro de sete meses, o sistema esteja normalizado.

A doméstica Rita de Cássia Melo também comemorou o retorno da linha.

De cordo com a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidônio, alguns trajetos podem ser modificados para que a população seja melhor assistida. Mas a expectativa é de que os cidadãos já percebam, as melhorias nos transportes.

Até o fim do ano o preço das passagens não pode ser alterado. Como subsídio, a prefeitura vai pagar a cada linha de ônibus por quilometragem rodada e não mais pelo número de passageiros transportados. No entanto, para receber os valores, os veículos devem circular com o GPS ligado. O descumprimento da medida pode levar a empresa a perder a concessão.  

Dados da própria prefeitura do rio apontam que mais da metade dos ônibus estão inoperantes. Apenas 24% da frota funciona como deveria.  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.