Urban 20: Lula vai receber proposta para criação de fundo contra desastres climáticos

Segundo Eduardo Paes, atualmente, apenas 7% dos recursos necessários chegam até os municípios

Por Gabriela Morgado

Urban 20: Lula vai receber proposta para criação de fundo contra desastres climáticos
Abertura do Urban 20, encontro de prefeitos
Beth Santos/Prefeitura do Rio

O documento que vai ser entregue ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelos prefeitos do Urban 20 deve ter uma proposta de um fundo garantidor, que facilite que cidades consigam recursos com menos burocracia para ações contra desastres climáticos. A afirmação é do prefeito do Rio, que participou da cerimônia de abertura da reunião de prefeitos do G20, nesta quinta-feira (14). 
 
Segundo Eduardo Paes, atualmente, apenas 7% dos recursos necessários chegam até os municípios. Ele afirmou que o pedido de recursos para instituições internacionais deveria acontecer sem precisar de autorização do Senado e do Governo Federal e sem ser incluído na capacidade de endividamento das cidades. 
 
O presidente Lula recebe o documento com as propostas dos prefeitos do G20, no domingo (17), um dia antes do início da Cúpula de Líderes no Rio de Janeiro. O Urban 20, copresidido pelas prefeituras do Rio e de São Paulo, e o G20 Social acontecem até o fim de semana com programação aberta ai público, como palestras e shows musicais na Zona Portuária do Rio. 
 
Vitória Correa faz parte de uma associação de trabalhadoras domésticas de Minas Gerais, A Associação Tereza de Benguela, e vai dar uma palestra nesta sexta-feira (15), sobre precarização do trabalho. Ela ressalta a importância dos eventos abertos para a discussão social no País. 
 
As programações abertas do G20 Social e do Urban 20 vão até sábado (16). As inscrições para as palestras já foram encerradas. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais