Nos últimos cinco anos, as universidades de Portugal registraram um aumento de 123% de brasileiros que procuraram as unidades para estudar. Segundo a direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência do Ministério da Educação de Portugal, o motivo, além do peso no diploma de cursar uma faculdade europeia, é o custo benefício mais baixo do que no Brasil e em outros países do mundo.
Apenas entre 2019 e 2020 e 2020 e 2021, o aumento registrado foi de 4,4%. Os cursos mais procurados atualmente são nas áreas de ciências empresariais, administração e direito.
De acordo com a gestora do projeto Universities Portugal, estudantes brasileiros encontram facilidade e motivação para estudar no país. Para Rosa Rebelo além de o sistema universitário de Portugal aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, o país ainda proporciona facilidade em se adaptar à língua.
A brasileira Jessica Nayara Moura, de 32 anos, era técnica de enfermagem no Brasil, se mudou para Portugal e atualmente cursa enfermagem por lá. Ela conta que tomou essa decisão para proporcionar uma melhor qualidade de vida à filha, de 3 anos.
Jessica e o marido já estão empregados. A pequena, matriculada em uma escola pública. Segundo o Global Index 2022, Portugal está na 6ª posição na área de segurança.
Ainda de acordo com o Ministério da Educação de Portugal, o valor médio da mensalidade das universidades do país é de R$ 2.752,00 além de ter um custo de vida 41% menor do que o dos Estados Unidos.