A Unidos do Porto da Pedra está de volta ao Grupo Especial do carnaval carioca. A escola de samba foi a campeã da Série Ouro e volta a figurar entre as principais agremiações do Rio após dez anos. As notas foram divulgadas nesta quarta-feira (22) pela Liga-RJ. União da Ilha, Unidos de Padre Miguel e Inocentes de Belford Roxo também disputaram o primeiro lugar com a Porto da Pedra.
A agremiação desfilou na Marquês de Sapucaí na madrugada de domingo, ao transformar o Sambódromo na Amazônia visão do escritor francês Júlio Verne, que nunca esteve no Brasil. A escola de samba foi apontada como favorita pelo comentarista da BandNews FM Bruno Filippo.
Durante o desfile da escola de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o público da arquibancada chegou a gritar “É campeã”!
Os destaques do Tigre, como também é conhecido, foram os carros alegóricos grandiosos e as fantasias com bom acabamento.
A União de Jacarepaguá foi rebaixada à Série Prata. A escola de samba contou a história da maior fuga de escravos da história do Rio, em Paty dos Alferes, interior do estado. No entanto, ainda na concentração, a escola da Zona Oeste apresentou dificuldades para acoplar o carro abre-alas. Em frente ao primeiro módulo de jurados, um buraco se formou entre a alegoria e as alas. A agremiação foi punida com -0,1 ponto devido ao problema.
Além da União de Jacarepaguá, que havia subido de divisão no último carnaval, Lins Imperial também vai desfilar na Intendente Magalhães no carnaval do ano que vem.